Tutorial

Integrando a API com jQuery


 

1. Objetivo

Este tutorial foi elaborado para ajudar você, desenvolvedor, a utilizar a API da Lomadee em seu shopping, mostrando como você pode dar seus primeiros passos.

O foco do tutorial é no sistema de uso da API da Lomadee, e portanto, será apresentado apenas um modelo para que se use em um site. Vale lembrar que os métodos utilizados para obter os dados da API são análogos para plug-ins, aplicativos, entre outros.

Para agilizar o entendimento do tutorial, no final da página foi colocada uma lista com os principais termos utilizados e seu significado

Vale lembrar que você pode encontrar a documentção da API Aqui.

2. Colhendo dados da API.

Para conseguir os dados da API, você pode utilizar o script jQuery. Utilizaremos principalmente o método ajax para a obtenção destes dados.

Para mais informações sobre o método Ajax, visite jQuery.ajax().

Segue a tabela dos principais parâmetros utilizados no Ajax:

Parâmetros Ajax

Parâmetros Tipo Descrição
url String URL onde o ajax deve pesquisar os itens. Exemplo no modelo de sintaxe.
error Function ( jqXHR jqXHR, String textStatus, String errorThrown ) Função que deve ser executada caso ocorra algum erro no request da URL. Exemplo no modelo de sintaxe.
success Function( Anything data, String textStatus, jqXHR jqXHR ) Função que deve ser executada caso você faça a request com êxito. Exemplo no modelo de sintaxe.

Exemplo de sintaxe Ajax

$.ajax({
	url: "http://sandbox.buscape.com/service/findProductList/lomadee/564771466d477a4458664d3d/?categoryId=77&format=json",\n
	success: function(result){
		if (result.category.hasoffer == 'false'){
			var has = "Disponível";
		}
		else {
			var has = "Indisponível";
		};
	}
	error: function(result){
		alert("error");
	}
});